quarta-feira, 23 de maio de 2012

“TOP 7 DAS MISTIFICAÇÕES EVANGELICAS“



Falar sobre esse assunto é um tanto que assustador pelo simples fato de ver o fanatismo e a ignorância no meio de alguns grupos crescerem de forma avassaladora. Quando falamos de mistificação é bom explicarmos esta palavra para que na verdade venhamos ter uma maior compreensão daquilo que queremos externar.
Mistificação: Ação de mistificar. Coisa vã, enganadora.
É mais ou menos por aí que o nosso ponto de vista passa a ter sentido. Hoje não são poucas as pessoas que tem práticas místicas, camufladas de espiritualidades, queremos enumerar algumas práticas que são mais usadas nas igrejas.

1) Mistificação bíblica. É quando se fecha os olhos, faz uma breve oração pedindo uma Palavra, respira fundo e abre a Bíblia, ou então não tocar na Bíblia sem camisa, deixá-la aberta em alguma passagem acreditando que a proteção de Deus está sobre sua casa enquanto ela estiver aberta, ir à igreja sem ela é uma afronta a Deus.

2) Mistificação do púlpito. É quando fazemos do púlpito o santo dos santos. Engraçado que os líderes mistificam tanto os púlpitos e nem se dão conta que púlpito hoje é sinônimo de graduação espiritual, tipo os homens que ali estão são quase sem pecados e têm mais, eles nutrem a idéia de que uma pessoa em pecado no púlpito pode ser fulminada se não tiver em conformidade com a vida santa estipulada pela denominação, portanto essa mistificação de fato existe; mesmo que o individuo não tenha uma vida santa segundo os parâmetros de Deus.
Fonte: Internet

3) Mistificação das vestes. Essa é muito interessante porque as pessoas tem em mente que o Espírito Santo age em suas vidas através de suas posturas em relação ao vestuário, elas crêem que as roupas tem uma forte influência na identidade de cada cristão, sendo assim algo que Deus determina, que assim seja.

4) Mistificação dos grupos. Exemplos: grupos de louvores, união feminina, união masculina, coral, grupos de crianças, grupo de missões, grupo de dança, de teatro; os místicos acreditam que todas as pessoas que entram na igreja tem que participar desses grupos, é uma prioridade pra o crescimento das pessoas que estão na igreja. Quando a pessoa não aceita é porque está fraca, com frieza espiritual, está muito mal, têm muitos que dão a vida e seu tempo por esses grupos, pessoas que deixam suas famílias pra se dedicarem a um desses grupos porque isso é espiritual.

5) Mistificação da ceia. É interessante que a maioria até chamam de “a Santa Ceia”, tem pessoas que literalizam os elementos a ponto de enterrarem a sobra da ceia, outros lavam as mãos antes de servir, é um caso sério; pessoas que na semana da ceia buscam mais em oração, não falam palavrões, não batem nos meninos, se abstém de relação sexual, só porque vai participar da ceia ou da santa ceia. Queridos, precisamos entender que na celebração da ceia o que tem que acontecer é uma profunda reflexão de quem somos e do sacrifício de Cristo por nós, por isso que diz a bíblia examine-se o homem a si mesmo.
Fonte: Internet

6) Mistificação do templo. Eu sei que essa vai gerar polêmica, tipo aniversário do templo; ora aniversário do templo deveria ser todos do lado de fora e batendo parabéns,pra você “risos”, desculpem mas é hilário, porque eu também já paguei esse mico, ou então dentro do templo você tem que ter atitudes religiosas do tipo não rir, não pode usar o espaço pra outra coisa como uma ação social, um encontro pra casais, porque é pecado, se uma criança comer uma pipoca, ou a mãe dar um biscoito para o menino comer dentro do templo é pecado, por favor, isso não cola, eu sei que temos que ter reverência mas chegar a esse ponto? Isso é problema, sem contar o apego excessivo que temos do tipo não queremos fazer a obra fora mas a obra é freqüentar o templo, estou fora, o templo é importante sim para o ajuntamento só quando há edificação e verdadeira adoração em koynonya, mas isso não quer dizer que Deus só recebe adoração lá como alguns acham.

7) Mistificação do dízimo. Acredita-se que o dízimo é uma poderosa fórmula pra forçar Deus a nos abençoar; porque eu sou dizimista, através do dízimo euzinho posso repreender o devorador e dar na cara dele, por outro lado o dízimo tem poder destruidor; se você estiver em falta você tá ferrado nas mãos de um Deus irado, que coitadinho depende do dízimo pra ser rico do tipo “dono do ouro e da prata”; quem faz Deus ser assim é o nosso dizimo?”risos” Por favor, não façam isso. Que o povo contribua consciente sobre a necessidade, seja transparente, tenho certeza que o povo vai ajudar de acordo com o que Deus propôr em seus corações, eu não sou contra o dizimo, só não o mistifico, chamem dízimo ou ofertas, o importante é ser consciente da necessidade de cada lugar.
Precisamos tomar cuidado, Jesus disse: “Eu sou o caminho a verdade e a vida”, “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará” e “Santifica-os na Verdade tua Palavra é a Verdade”.
Portanto vivamos na verdade sempre. Sem essa de mistificação!



Pr. Lucivaldo Dionísio 

5 comentários:

  1. Muito bom, pr... Mas faltou a "mistificação do homem", a saber, pastores, cantores, vasos... Tem uns que são intocáveis, perfeitos, uma bênção!! Com isto (e as demais sete mistificações) Deus fica cada vez mais longe da Igreja...

    ResponderExcluir
  2. Verdade amigo,por isso que é bom ter amigos por perto ,para nos ajudar .Obrigado amigo pelo complemento ,um forte abraço .

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo pastor Lucivaldo, você me ajudou a enxergar mais um dos principais portões da igreja que na maioria das vezes não quer nos deixar a entrar e enxergar o significado da graça divina,sou jovem, tenho 20 anos e muita das vezes me senti não um cristão, mas, sim um religioso por causa de certos ritos e tabus na assembléia, quero ser livre, não pra dar ocasião a carne, mas, para adorar a Deus sem limites. Grato.

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo pastor Lucivaldo, você me ajudou a enxergar mais um dos principais portões da igreja que na maioria das vezes não quer nos deixar a entrar e enxergar o significado da graça divina,sou jovem, tenho 20 anos e muita das vezes me senti não um cristão, mas, sim um religioso por causa de certos ritos e tabus na assembléia, quero ser livre, não pra dar ocasião a carne, mas, para adorar a Deus sem limites. Grato.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente. Mas entender que o dizimo é a melhor forma de contribuição é necessário. A gente não dá nem pouco nem muito. A gente dá com justiça.Temos que entender que dízimos e ofertas são diferentes. A bíblia específica as duas formas. Dízimo é décima parte. E ser fiel não é mistificação. Não podemos incentivar as pessoas a não contribuir com fidelidade.

    ResponderExcluir

Obrigado! Sua Opinião é muito importante.