sábado, 14 de abril de 2012

O Inferno é dos suicidas.


 Pode uma pessoa que cometeu o suicídio ser salva?


fonte:Internet
  É a partir dessa pergunta que procurarei oferecer algumas explicações sobre o assunto em questão. Em primeiro lugar, pretendo deixar claro aqui que há alguns pontos sobre este problema que são muito mal explicados pela cultura evangélica, a qual tem buscado fundamentar sua argumentação em textos esparsos das Escrituras, mas sem o devido cuidado no trato com o seu contexto e sem lançar mão das melhores ferramentas da hermenêutica bíblica.

A maioria dos cristãos tem declarado abertamente que todos os cristãos que pelos motivos mais misteriosos possíveis vêm a cometer o suicídio, irão diretamente para o inferno. Proponho-me, então, a analisar minuciosamente o assunto com o máximo de isenção, de mente aberta e com o mínimo de preconceitos.

Desta feita questiono: O que as Escrituras Sagradas falam sobre isso? Em primeiro lugar, gostaria de citar a figura de Sansão, que ao perder suas forças foi aprisionado pelos filisteus, mas com o passar do tempo esquecido e em um belo dia teve a direção de Deus e pediu pra que alguém o guiasse até as colunas centrais do templo. Daí então, sabemos que ele se humilhou perante  Deus e rogou-lhe que lhe restituísse ainda que pela última vez a sua força pra que ele colocasse o templo de Dagon abaixo, e Deus que o se lhe tornou propício, atendeu-lhe o pedido. Diz a bíblia que sansão morreu, mas muitos filisteus também. O fato intrigante nesse episódio é que ele venceu os filisteus, mas o fez à custa de sua própria vida. Vamos observar algumas questões básicas do texto. [ref.: Juízes: 16]

1) Mesmo sendo uma morte pra salvar o povo de Israel isso não descaracteriza o suicídio. Até porque ele tinha consciência de que ia morrer.
2) Foi o próprio Deus quem lhe concedeu a força pra que aquilo pudesse ter acontecido, ou seja Deus sabia de tudo.

Outro texto interessante está no livro de salmos que diz que “Da mesma forma que morre um ímpio morre um justo”. Perceba que o texto mostra a nossa vunerabilidade em relação à morte e que não existe uma maneira especifica de um escolhido morrer.
A interpretação cultural sobre este assunto.

É baseado na experiência de Judas Iscariotes ou quando em Apocalipse diz que “Os homicidas não herdarão o reino dos Céus” ou quando em Coríntios diz que “Aqueles que destruírem o templo de Deus, Deus os destruirá” pois bem, eu quero dar uma rápida explicação sobre as colocações feitas acima.

1)O caso Judas. Porque alegamos que Judas foi pra o inferno após o suicídio? Judas independente se tivesse se suicidado ou não ia pra o infernoJudas é chamado filho da perdição. Isso não carece mais discussões.

2)Note que em Apocalipse fala de pessoas que vivem na prática do pecado ou seja, pessoas conformados com o pecado, é diferente de uma pessoa que por fraqueza pratica o suicídio.

3) Sobre o texto de Coríntios. A destruição do corpo está ligada a prostituição, a impureza. Ele não detalha que esteja falando sobre o suicídio. Portanto o assunto não é tão fácil de ser fechado como fazem alguns que dizem ser “inferno direto”.

É bem verdade que o que nós estamos tratando é que se um escolhido pode praticar o suicídio. Mais uma vez digo que estamos passivos disso por conta do pecado. Se estivermos livres disso então isso quer dizer que podemos também nos livrar de todos os outros pecados. Não esqueçamos que a natureza pecaminosa está em nós, isso quer dizer que apesar de lutarmos e relutarmos o pecado estará em evidência em nossas vidas.

Quero concluir que não estou aqui abrindo margens pra que um escolhido por conta das tribulações da vida atente contra a sua própria vida, de maneira nenhuma, o que eu estou aqui citando é uma fraqueza que qualquer um de nós está sujeito. Portanto não julgue porque pode sim acontecer com você também.

 "Pessoas que morrem por suicídio
Não querem acabar com suas vidas,
Querem acabar com sua dor."
Quero terminar contando uma historia de certa jovem que era muito ativista na igreja e um dia sem explicação quando olharam em seu quarto ela tinha cometido o suicídio. Colocou alguma coisa no pescoço e se enforcou. Quando seus pais foram falar com os lideres da igreja pra que ela fosse velada no templo eles disseram: “Não, ela cometeu suicídio!”.
Moral da historia: Sem a permissão da Igreja, de origem, a garota teve que ser velada em outra. Que vergonha não? Sentenciaram a moça ao inferno! E você é capaz de julgar também? Quem decide o nosso final, Deus ou diabo? [Leiam Salmos :139:16]                           






Pr. Lucivaldo Dionísio

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhosa sua explicação, concordo plenamente, quando se vai para guerra sabe-se que muitos morrerão e isso CLARO não é considerado suicídio, logo como amada falou, Sansão não se suicidou ele matou os filisteus e morreu nesta guerra.

      viste e comente: http://palavrabencoadora.blogspot.com.br/2013/02/voce-nao-e-juiz-das-ovelhas-do-senhor.html

      Excluir
  2. Jesus se entregou a morte. Seria ele um suicida?? Paz!

    ResponderExcluir
  3. note que jesus foi preordenado desde a fundação do mundo era a sua missão e ele sabia . diferente de sansão que não sabia do que ia acontecer .outra coisa .leia eclesiates :9-2-3
    rô me desculpe ;não posso mas lhe dar explicações até porque amiga você já expôs seu ponto de vista a muito tempo lembra ?um forte abraço .

    ResponderExcluir
  4. Também não consigo ver que Sansão cometeu suicídio, concordo com a Rô. Trazendo para os dias de hoje podemos nos colocar em risco ou até morrer para tentar salvar a vida de alguém consciente que aquele ato pode nos custar a vida a única diferença é que dependendo do acontecimento você tem segundos para pensar e Sansão teve um tempo a mais até para orar.
    O suicídio para mim é de fato não crer na crucificação de Jesus e sua ressurreição.

    ResponderExcluir
  5. só faltou uma resposta de quem escreveu rss

    ResponderExcluir
  6. Era até bom que em toda esta história Suicídio Vs Inferno ou céu, aplicássemos aquilo que em outro contexto ficou conhecido como: A aposta de Pascal.
    Pascal, acreditava que por uma questão de segurança deveria-se acreditar que Deus existe. Porque quem crê que Ele existe, mesmo que não existisse, só perdia algo terreno e passageiro, enquanto se existisse perderia algo eterno e irrecuperável.

    Quanto ao suicídio, como muitos escrevem que não podem fechar o assunto, porque não deveremos nós optar por não correr o risco? Porque o risco afinal, implica algo eterno e isso é que deveria ser levado em conta, mais do que qualquer outra aposta possível.
    O que vejo e leio, é que, por causa da doutrina da segurança eterna da salvação, corre-se o risco de entrar neste desfiladeiro de dúvidas.
    Deixo aqui meu total acordo com aquilo que foi escrito pela Rô, quanto a Sansão.

    Deus abençõe e parabéns pelo texto e ousadia do mesmo em levantar uma questão de elevada necessidade de reflexão.

    ResponderExcluir

Obrigado! Sua Opinião é muito importante.